Glossário

ABVCAP

É uma instituição sem fins lucrativos, que fomenta o investimento de longo prazo no Brasil. possui mais de 200 membros, que representam os principais players da indústria de private equity e venture capital, incluindo os maiores fundos de pensão brasileiros, gestores nacionais e internacionais, prestadores de serviços, entre outros.

Ação Ordinária | Ordinary Share / Common Stock

Tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembleias da empresa, no entanto o valor do dividendo distribuído não é determinado, e é residual ao dividendo distribuído ao acionista preferencial.

Ação Preferencial | Preferred Stock

As ações preferenciais (PN) conferem ao titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital. Entretanto, as ações PN não dão direito a voto ao acionista na Assembleia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito.

AÇÃO | SHARE

Valor mobiliário que representa a propriedade de uma fração do capital social da empresa. Isso significa que quando você compra ações está aceitando investir numa empresa e, em troca, passa a ser acionista, ganhando participação nos resultados.

Acionista | Shareholder

Possuidores de ações preferenciais ou ordinárias de uma sociedade anônima.

Acordo de Investimento | Term Sheet

Documento que identifica os principais termos e condições de uma proposta de negócio. A term sheet serve como orientação para o contrato propriamente dito, bem como para informar as partes negociais daquilo que está a ser negociado.

Acordo de Não Divulgação / Confidencialidade | Non-disclosure Agreement / Confidential Disclosure Agreement

Contrato legal entre duas partes para proteger privacidade de idéias e informações. Em geral esse tipo de acordo é estabelecido entre uma empresa que busca aporte e uma possível investidora, a partir do qual esta tem acesso a informações administrativas, estratégicas e financeiras, visando a reconhecer um valor para a empresa target.

Agências de Classificação | Rating

Empresas que avaliam, atribuem notas e classificam países, governos ou empresas, segundo o grau de risco de que não paguem suas dívidas no prazo fixado.

Alavancagem | Leverage

Uso de dívida como forma de potencializar determinado retorno. Embora essa estratégia aumente as chances de ganho, aumenta também o risco.

Amortização | Amortization

Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos, combinados previamente entre credor e devedor.

ANBIMA

A ANBIMA representa as instituições do mercado de capitais brasileiro. Faz parte de seu quadro associativo um número grande e heterogêneo de instituições que atuam em diversos segmentos de mercado. Dentre os mais de 340 associados, figuram bancos comerciais e múltiplos, bancos de investimento, gestores e administradores de fundos, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e gestores de patrimônio.

APIMEC

Sigla para Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. A Apimec Nacional foi criada em junho de 1988, com a finalidade de congregar todas as Apimec’s Regionais – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Nordeste, Sul e Distrito Federal.

Ativos | Assets

Conjunto de bens pertencentes a uma empresa. Podem ser tangíveis, como estoque, terra, edifícios ou equipamentos, ou intangíveis, como patentes, conhecimentos técnicos e marcas.

Auditoria | Auditing

Exame analítico da escrituração contábil de uma empresa ou fundo, realizada de forma independente por um auditor e que confere a credibilidade dos valores ao mercado.

Avaliação de valor da empresa | Valuation

Processo utilizado para determinar o valor de um ativo ou empresa.